Servidora se recusa a vacinar criança; inquérito apura prática em outros postos

A recusa de uma técnica de enfermagem em atender mãe que levou filha para ser vacinada, 15 minutos antes do fim do horário de atendimento, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nova Bahia, em Campo Grande motivou a abertura de um inquérito civil no Ministério Público Estadual (MPE-MS). O objetivo é verificar se a prática  é recorrente em outros postos de saúde da cidade.

No dia 1º de julho, uma servidora pública levou a filha até a sala de vacinação do Posto de Saúde do Nova Bahia. Quando chegou ao local, encontrou a porta trancada, mesmo com uma placa com informações sobre o horário das 7h30 às 11h.

Ela foi até a recepção onde foi informada que os atendimentos estavam funcionando normalmente. A servidora decidiu bater na porta outra vez e foi atendida por uma técnica de enfermagem que, se recusou a atender alegando que o horário era até 10h45.

A servidora tentou argumentar mostrando o horário, 10h48, e alegando que o aviso informava sobre o encerramento às 11h, mas, a técnica de enfermagem fechou a porta.

Inconformada, a servidora procurou a assistente social e a enfermeira responsável pelo plantão que, se apresentou como diretora administrativa da unidade.

A responsável pela unidade foi até a sala de vacinação saber o que estava ocorrendo e a técnica de enfermagem reforçou que não iria mais aplicar nenhuma vacina porque tinham outras duas pessoas na fila e isto acabaria ultrapassando o horário das 11h. A diretora da unidade aceitou a justificativa da técnica e disse que este era o procedimento padrão. A servidora informou que denunciaria o caso para a ouvidoria e foi informada que o telefone estava anexado na recepção.

Na denúncia, ela declarou que, ” esse tipo de conduta reforça a ideia, muitas vezes injusta e preconceituosa, que os servidores públicos são preguiçosos e ineficientes”.

A reclamação motivou a abertura de investigação na 2.ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública da Comarca de Campo Grande. O inquérito ficará a cargo da promotora de Justiça, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan.

HORÁRIO ESTENDIDO

Em janeiro deste ano, a prefeitura publicou no Diário Oficial, desta sexta-feira (4), uma resolução sobre a ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande. Com isto, estes alguns postos passaram a funcionar até às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here