38º presidente do país: posse de Bolsonaro terá Rolls-Royce, muita segurança e Chefes de Estado

Apesar da ausência de alguns chefes de Estado, a posse do 38º presidente do Brasil, marcada para amanhã, 1º de janeiro de 2019, terá importantes líderes mundiais, como o 1º ministro israelense, Benjamin Netanyahy, e Mike Pompeo, secretário de Estado do governo de Donald Trump, por isso um forte esquema de segurança foi montado em Brasília para garantir a transmissão da faixa presidencial de Michel Temer (MDB) para Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 12 chefes de Estado confirmaram presença na cerimônia de posse. A relação de todos eles está sendo mantida em sigilo, por questões de segurança.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República já chegou e cronometrou todos os passos de Bolsonaro e da futura 1ª dama, Michelle Bolsonaro, em direção à Esplanada dos Ministérios.

*Cerimônia

A cerimônia vai ser extensa e começa por volta das 14h, quando Bolsonaro e Michelle deixam a Granja do Torto rumo à Esplanada dos Ministérios. Pouco depois das 14h30, o presidente eleito e a primeira dama devem trocar de carro em frente à Catedral. Tradicionalmente, o desfile é feito em carro aberto, um Rolls-Royce, mas ainda não está definido se o percurso será feito nele ou em carro blindado.

Os Dragões da Independência, policiais em carros, motocicletas e a pé os acompanham em direção ao Congresso Nacional. Pelo cronograma, o desfile do cortejo presidencial da Catedral até o Congresso ocorrerá às 14h45, com previsão de início da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados às 15h.

Em frente ao Congresso, o presidente eleito subirá a rampa e seguirá para o plenário na Câmara onde será oficialmente empossado. Ele fará um discurso. Tradicionalmente, é neste momento que são enviadas mensagens ao Parlamento e à sociedade.

Após o Congresso, Bolsonaro segue por volta das 16h para Palácio do Planalto. Haverá o Hino Nacional, revista às tropas, salva de 21 tiros e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No Planalto, ele sobe a rampa e segue para o Parlatório onde o presidente Michel Temer transmite a faixa presidencial.

Ainda no Planalto, o presidente eleito recebe os cumprimentos e nomeia sua equipe ministerial formada por 22 integrantes. Há a fotografia oficial em que o presidente eleito posa ao lado dos ministros nomeados.

A previsão é que por volta das 19h Bolsonaro siga para em cortejo para o Itamaraty. A recepção deve seguir até 21h.

(*com Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here