15 de junho de 2025

Faltando uma semana para recesso, deputados aprovam 20 projetos

Faltando uma semana para o recesso parlamentar, os deputados aprovaram 20 projetos durante a sessão. Foram 10 matérias do governo estadual, oito do próprio legislativo, além de propostas do Tribunal de Contas e Poder Judiciário. Entre os destaques está a prorrogação do programa “Morar Legal” por mais um ano.

Das propostas do governo, segue para sanção os projetos que fixam o efetivo do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar a cada dois anos, além de instituir o sistema remuneratório de ambas as categorias. Também foram aprovadas em segunda votação, a regularização das tabelas da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), assim como a fiscalização do saneamento básico, que ficará com a instituição.

Para os programas estaduais, vai ser aberto nova adesão de empresas ao Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado), para que após contribuição, possam ter seus incentivos fiscais garantidos até 2032. O período para esta adesão será nos meses de janeiro e fevereiro.

Já o programa “Morar Legal” foi prorrogado por mais um ano. Ele permite a renegociação de dívidas com a Agehab (Agência de Habitação Popular de MS). Por meio de emendas, os deputados ainda aumentaram o desconto de 70 % para 80% para pagamento à vista, além de conceder 40% (desconto), no débito em 60 meses.

Adicional – Foi aprovado ainda o adicional de 15% aos professores do projeto “Escola de Autoria”, que tratam da educação integral. Vão receber este benefício os profissionais que estiverem atuando em sala de aula. Para o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de MS), serão incluídos os produtores de eucalipto.

Pagamentos – Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que permite o pagamento de taxas e outros custos no cartório, por meio de cartão de crédito. A proposta de Amarildo Cruz (PT) tinha sido rejeitada na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), mas ele conseguiu o aval dos demais colegas.

Seguiu para sanção a mudanças nos valores das licitações, de acordo com cada modalidade. O projeto de José Carlos Barbosa (DEM) pretende apenas atualizar os valores, seguindo lei federal. Outra matéria da mesa diretora permite a criação de um “centro de memória” da Assembleia, para que arquivos de projetos e atividades sejam mantidos e guardados para consulta.

Populares da Semana

Fundação divulga nomes dos contemplados pelo ‘MS Cultura Presente II’

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do...

Novo veículo é entregue para a Diretoria de Vigilância em Saúde de Guaíra

Na última semana, o Município de Guaíra, via Secretaria...

Em Brasília, Riedel se reúne com ministros, deputados e senadores

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel...

Após CPI das Bets, Soraya diz que teme ser envenenada no Senado

“Não tomo mais nem água nem café que venham...

Comitiva de MS pode ser resgatada de Israel via Jordânia

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou neste...

Israel retoma ataques contra Irã e destrói refinarias de petróleo

Em uma expansão de sua campanha militar contra o Irã, Israel atacou...

MS está entre os estados que mais cometem crimes contra a mulher

Com 35 feminicídios e 2.315 estupros, Mato Grosso do...

Com ajuda de cães farejadores, polícia apreende quase R$ 1 milhão em drogas

Com ajuda de cães farejadores, o Batalhão de Choque...

CCR reafirma retomada das obras na BR-163 ainda neste mês

No comunicado informando que a partir deste sábado (14)...

Prefeitura intensifica melhorias na infraestrutura da Aldeia Porto Lindo e região rural

A Prefeitura de Japorã, por meio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares