Itaquiraí recebe do Tribunal de Contas título “Prefeitura Destaque 2018”

Boas práticas na gestão pública garantiram prêmio à prefeitura itaquiraiense

A Prefeitura de Itaquiraí foi premiada pelo Tribunal de Contas de MS, entre as 20 melhores prefeituras do Estado, pelo “Programa Prefeitura Destaque”. A entrega dos certificados no plenário “Celina Jallad Martins”, na última quinta-feira (22) e marcou encerramento do evento “Seminário e Premiação”.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto recebeu o título Prefeitura Destaque 2018 assinado pelo presidente do TC/MS, Waldir Neves. Para receber o certificado, a “Administração Itaquiraí que dá certo” foi avaliada e incluída numa classificação entre os municípios que se destacaram pelas boas práticas na gestão pública. No mesmo evento também foram premiadas as cidades que fizeram o compromisso no desenvolvimento de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos.

Ao justificar o “Programa Prefeitura Destaque MS”, através dos certificados e selos de qualidade, o Tribunal de Contas destaca que visa proporcionar aos Gestores Municipais a identificação de pontos de melhoria e na otimização dos serviços prestados para a sociedade. O Programa se baseia em quatro pilares:  1 – avaliação na transparência, com informações da CGU e MPF; 2 – avaliação pelo Índice Geral de Governança do TCU; 3 – IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal; 4 – Qualidade nas informações e documentos enviados ao TCE-MS pelos Sistemas e-Contas / Sicom / Sicap / LRF / e- Protocolo.

O prêmio foi regulamentado por meio da Resolução nº 91 de 07 de novembro de 2018, que tem como objetivo incentivar os gestores públicos a buscarem maiores e melhores níveis de regularidade, eficiência e transparência, nas suas atividades, dando publicidade ao trabalho de gestores públicos que apresentarem as melhores práticas de regularidade e eficiência.

O prefeito de Itaquiraí observa que dentre os critérios avaliados, está a transparência, a evolução do IDEB, a Saúde, enfim, iniciativas que têm melhorado o meio ambiente e, sobretudo, a qualidade de vida das pessoas. “Por isso, faço questão de dividir com todos vocês, que têm contribuído para que possamos avançar em todos esses índices. Obrigado”, agradeceu Ricardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here