15 de junho de 2025

FIEMS: Produção industrial volta a avançar em outubro em MS

A produção industrial sul-mato-grossense voltou a avança no mês de outubro, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 81 empresas no período de 1º a 14 de novembro de 2018. Pelo levantamento, em outubro, a ociosidade média na indústria sul-mato-grossense foi de 30%, enquanto em setembro era de 31%.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, acrescenta que, somado a isso, o índice de utilização fechou o mês em 46,4 pontos, sendo que resultados em torno dos 50 pontos sinalizam que a utilização da capacidade instalada ficou próxima ao que era esperado para o período.

“A sondagem mostrou que, em outubro, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 28,4% dos respondentes, igual ao usual para 56,8% e acima para 13,6%”, detalhou o economista, detalhando que o índice de expectativa do empresário industrial revela que a demanda marcou 58 pontos, sinalizando expectativa de aumento para os próximos seis meses a partir de novembro.

Já o índice de contratação de trabalhadores atingiu 52,9 pontos, indicando que o número de empregados deve crescer nos próximos seis meses, e o de exportação assinalou 58,7 pontos, demonstrando que as vendas externas também devem aumentar nos próximos seis meses. O índice de intenção de investimento do empresário industrial alcançou 52,8 pontos em novembro, indicando estabilidade em relação ao mês anterior, quando o resultado foi de 52,6 pontos.

“Contudo, considerando os últimos oito meses, o indicador apresenta uma retração acumulada de 9 pontos”, detalhou Ezequiel Resende, ressaltando que, até aqui as decisões de investimento dos empresários seguem influenciadas, em boa medida, pelas dificuldades observadas quanto ao ritmo de recuperação da atividade econômica e pelo elevado e persistente nível de desemprego. “Por fim, o índice varia de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, avaliou.

ICEI

Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou 66,4 pontos, o maior valor desde agosto de 2010, quando registrou 68,6 pontos. O ICEI encontra-se 6,3 pontos acima do registrado em novembro do ano passado e 11,5 pontos acima de sua média histórica.

“Esse aumento da confiança decorre da melhora das expectativas e pela avaliação mais positiva das condições atuais”, explicou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems. Em novembro, 13,5% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, no caso da economia estadual, a piora foi apontada por 11,1% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 14,8% dos empresários.

Além disso, para 50,6% dos empresários não teve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 51,9% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 39,5%.

Para 28,4% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto em relação à economia estadual esse percentual também chegou a 28,4% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 38,3%. Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das condições atuais da economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam por 7,4%, 8,6% e 7,4%, respectivamente.

EXPECTATIVAS

Em novembro, 2,5% dos respondentes disseram que estão pessimistas em relação à economia brasileira. Em relação à economia estadual, o resultado também alcançou 2,5% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo foi apontado por 4,9% dos empresários.

Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 18,5%, sendo que em relação à economia do estado esse percentual alcançou 23,5% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 13,6%.

Além disso, 74% dos empresários mostraram-se confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, esse percentual chegou a 69,1% e, no caso da própria empresa, 75,3% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado.

Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das expectativas em relação à economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam por 4,9%, 4,9% e 6,2%, respectivamente. (Texto: Daniel Pedra – Ascom Fiems).

Populares da Semana

Comissão de Direitos da Pessoa Idosa aprova parecer do deputado Geraldo Resende

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa...

R$ 605 milhões por 30 anos: resultado de leilão da MS-306 é oficializado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira...

Identificados casal e menino de 3 anos que morreram em acidente entre carro e caminhão na BR-262

Foram identificados como Paula Moresco Vargas, de 39 anos,...

Governo do Estado envia equipe para restaurar bueiro destruído pela chuva na MS-180

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual...

TJ anula decisão que mandou grupo a júri por matar e esquartejar jogador

A 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça...

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Quem frequenta supermercados diariamente já deve ter notado um...

Após CPI das Bets, Soraya diz que teme ser envenenada no Senado

“Não tomo mais nem água nem café que venham...

Comitiva de MS pode ser resgatada de Israel via Jordânia

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou neste...

Israel retoma ataques contra Irã e destrói refinarias de petróleo

Em uma expansão de sua campanha militar contra o Irã, Israel atacou...

MS está entre os estados que mais cometem crimes contra a mulher

Com 35 feminicídios e 2.315 estupros, Mato Grosso do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares