Fórum de Cidades Digitais em Naviraí reúne 20 municípios

Estado, Naviraí sediou nesta quinta-feira (8) o I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Naviraí, com a intenção de fomentar um maior uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na melhoria dos serviços prestados.

Prefeitos, gestores e vereadores de 20 municípios participaram do encontro na Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, que trouxe políticas públicas, modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. “Foi o primeiro encontro da RCD no Estado e vimos o grande interesse dos gestores que aqui estiveram, prefeitos que viajaram 800 km para conhecer soluções”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

A gerente de administração de Naviraí, Milena Cristina Feuser, disse que o objetivo do município é utilizar a tecnologia como ferramenta atuante e contínua na gestão da cidade de 55 mil habitantes. “O evento foi um sucesso pelo envolvimento de vários municípios e de servidores que participaram, além de fomentar Naviraí como uma referência para o Estado”, comentou.

A Saúde é um dos setores que passa pelo processo de informatização na cidade. Segundo o titular da pasta, Wellington Santussi, o objetivo é ter maior controle de gestão, com todas as unidades integradas. “Tudo isso reflete em economia, mas o principal resultado é para o cidadão que começa a ter acesso com maior facilidade ao serviço”, ressalta.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL) e prefeito de Japorã, Vanderley Bispo de Oliveira, o grande interesse dos municípios é pelo aperfeiçoamento da máquina administrativa. “Estamos em uma região extremamente pobre. Como gestor nós temos que entender a importância da tecnologia para nortear a administração pública, para a tomada de decisão. Não é possível conceber, por exemplo, em postos de saúde a ideia de ter filas na madrugada para marcação de consulta. Temos que entender como informatizar os nossos municípios e esse evento é fantástico”, afirma o prefeito.

As cidades digitais passam a ser mais importantes ainda a partir de 2019 no Mato Grosso do Sul quando o Governo do Estado pretende implantar projetos que visam melhorar a conectividade: o MS Digital, que prevê uma grande rede em fibra óptica de 450 km, interligando todos os entes do Estado nos 79 municípios, e a virtualização dos processos, ou seja, tirar do papel e utilizar a internet para tramitação dos processos.

Na opinião do assessor técnico da Secretaria da Fazenda do Governo do Mato Grosso do Sul, Gustavo Nantes Gualberto, a crise atual do país surge como oportunidade para os governos reverem a máquina pública e torna-la mais eficiente. “Inovar gera muita transparência e celeridade do serviço público”, frisa.

Projeto Inovador – Onze municípios da região – Bonito, Campo Grande, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Jatei, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo e Naviraí – receberam o título de Projeto Inovador 2018, por inovações em andamento nas localidades e identificadas pela Rede Cidade Digital.

Entre as iniciativas está a árvore digital de Mundo Novo, que fornece internet gratuita para população. A vice-prefeita, Rosária Lucca, conta que, além de levar o acesso para quem precisa, o projeto promoveu ainda maior interação entre os munícipes. “A tecnologia também está socializando e isso é um fator muito importante. Também dá um empoderamento para as pessoas. Percebemos que a concentração de pessoas se tornou maior no entorno da praça”, disse.

O I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS teve o patrocínio ouro da GOVBR e da CTMEGEO; bronze da Innfomaster; apoio estratégico da FG Copiadoras e WORKSISTEMAS; além do apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) e da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e do Instituto Federal do MS (IFMS) – campus Naviraí.

Projeto Inovador 2018 – Sul do Mato Grosso do Sul

Bonito Ampliação da Internet Gratuita
Campo Grande Aplicativo “TODOS NO ÔNIBUS” 
Deodápolis Aplicativo Portal do Aluno 
Dourados Aplicativo SOS Dourados – Parceria com IFMS
Iguatemi Inclusão Digital para 3ª idade
Itaquiraí Emissão de Certidões Online
Jateí Plataforma Aprende Brasil On 
Laguna Carapã INSS Digital
Maracaju Robótica Cooperativa nas Escolas
Mundo Novo Árvore Digital e Internet Gratuita
Naviraí InovaNav  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here