Reportagem do Midiamax sobre cultura LGBT é base de questão no Enem 2018

Uma reportagem publicada pelo Jornal Midiamax em junho de 2017 foi citada na prova de linguagens do primeiro dia do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018, aplicada no domingo (4).

A questão, que foi considerada um dos destaques do exame pela imprensa nacional, traz trecho da matéria assinada pelo jornalista Guilherme Cavalcante, que fala sobre identidade LGBT: Acuenda o pajubá: Conheça o ‘dialeto secreto’ utilizado por gays e travestis”.

A matéria citada no ENEM apresentou a leitores o “Pajubá”, que é uma espécie de “dialeto” utilizado pela comunidade LGBT, com base no idioma iorubá, trazido ao Brasil na época da escravidão, e que ao longo do tempo foi incorporado sobretudo por travestis.

Para o professor e gestor cultural Caciano Lima, que fez a prova por uma experiência pessoal, é importante que o Enem proporcione a interação dos temas clássicos, como lingua portuguesa, com outras matérias, como antropologia e sociologia, como foi a proposta da questão.

“Cada ser humano vive em um grupo social e neles, acredito, se reconhecem. As línguas partem da nossa cultura e características do meio em que vivemos.
Muitos se reconheceram e sentiram o pertencimento social quando se deparam na prova com um assunto como esse”, destaca.

O tema da pergunta foi bastante mencionado nas redes sociais. No Twitter, usuários chegaram a dizer que “sorriram” quando leram a palavra pajubá enquanto outros acusaram o exame de estar “doutrinando” a prova ao mencionar um tema “tão restrito”. Confira alguns destaques:

coelho #thankUnext@victorcoe

não acredito que caiu pajubá no enem KKKKKKKKK agora o pabllo vittar foi longe demais

Mega@AlexandreMega

Acabei de fazer a prova de ciências humanas do ENEM. Como já suspeitava o aparelhamento ideológico é explícito. Um festival de questões sobre feminismo, racismo, homofobia e crítica aos governos militaras. Depois não sabemos o porquê de nosso ridículo desempenho educacional.

May Jayne ⭐@lady_mars1

Eu não consegui esconder o sorriso quando vi uma questão falando de pajubá
Fiquei tão feliz

Overshare das Trevas@lipemaj

ACUENDA!!! teve uma questão sobre pajuba no enem <3

PV@pauloperacinni

Que prova Enem!

Questões sobre:
-ditadura,
– democracia,
– trecho da carta do Henfil ao General Geisel,
– vocabulário LGBT – Pajubá
– visibilidade lésbica
– movimento negro

Chorem mais 😉

Jornal O Globo

@JornalOGlobo

Enem 2018: Dicionário de travestis é abordado em prova de Linguagens. https://glo.bo/2AKQN8e 

Ver imagem no Twitter

Comendador Serra 17∴@ComendadorSerra

A Rede ESGOTO Globo não aprende nunca.

Pajubá é o nome da linguagem popular constituída da inserção em língua portuguesa de palavras e expressões provenientes de línguas africanas.

Os travestis e afins usam à linguagem. pic.twitter.com/1XQ80vjlor

Ver imagem no Twitter

Narf Adiem La@franklimalmeida

Teve racismo, relação mulher e voto, e de quebra ainda tiveram duas sobre lgbt+, aquela do pajubá que eu sempre achei q fosse na verdade ‘bajubá’, eu amo muito esse senso crítico e o deboche que encontramos ao ler cada questão da prova!

Igor Teixeira@urineaqui

Passaaado, questão do ENEM sobre Pajubá ?!!!!!

Enem de encaralhamento & empoderamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here