Incotur está recuperando memorial às mulheres na Avenida JK

Placa provisória foi colocada até recuperação da original

A secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Incotur), responsável pelo departamento de Cultura, colocou uma placa provisória (de acrílico) até que a original seja recuperada, defronte a Conveniência Multi Marcas.

Altair Fachetti, servidor concursado, explica que a original durou 20 anos e foi confeccionada por ele e inaugurada em 1.999. A placa de madeira estava em um estado crítico, diante do tempo exposto as condições naturais de sol e chuva. A mesma será fundida em concreto para ter um tempo útil duradouro.

MEMORIAL FOI INAUGURADO EM 1.999

O “Memorial das Mulheres Cidadãs Falecidas em Nosso Município” foi inaugurado na Avenida JK, esquina com a Avenida Deputado Fernando Saldanha, em 08/03/1999. A homenagem, no mês da mulher, é uma referência a todas as cidadãs falecidas em Mundo Novo.

Por uma ironia macabra do destino a ex-prefeita Dorcelina inaugurou o Memorial em março e foi assassinada em outubro (30/10/99). Por conseqüência, o memorial também se tornou uma homenagem à Dorcelina, mas não foi construída excepcionalmente à ex-prefeita .

O escultor Altair Fachetti, autor da obra, aponta que já foi interpelado por alguns munícipes sobre o que está fazendo com o memorial da ex-prefeita. “Explico que este memorial a própria prefeita inaugurou para todas as mulheres falecidas, portanto é uma homenagem a todas. Estamos recuperando porque é uma obra importante que merece ser valorizada. Alguns confundem com questão política o que não é o caso, pois ela homenageia mulheres falecidas que, portanto, provavelmente tiveram opções políticas variadas”, disse Fachetti.

Fonte: Governo de Mundo Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here